10 maio, 2014

Auto-conhecimento - Como se auto-conhecer?


Muito se fala em auto conhecimento, a verdade é que esse é o caminho para se ter uma vida mais equilibrada entre razão e emoção, sem sofrimentos, aproveitando ao máximo o nosso potencial.
"Conhece-te a ti mesmo", já dizia a máxima atribuída a Sócrates, 399 a.C.
E se você esta aqui lendo este post é porque busca se auto conhecer e já está "acordado" para essa necessidade.

As dicas que eu dou aqui são pessoais, pois não sou profissional da área de psicologia. Mas é o que funcionou para mim, e ainda funciona dia pós dia, pois este processo é lento, gradual e sem volta.
Quando a gente acorda psicologicamente, começa a se conhecer, tudo vai ficando mais claro, nossas dores, nossos sofrimentos vão diminuindo gradativamente. E várias outras questões vão surgindo. É uma delícia quando temos insight, e algo nunca antes percebido, passa a fazer sentido.

Acorde psicologicamente.
Por muito tempo na minha vida eu vivi dormindo psicologicamente falando. Eu não sabia do meu potencial como ser humano e pasme: era como se eu não existisse. Explico melhor. Quando você não se enxerga, não ouve suas questões, não busca seus sonhos, não dá atenção as suas necessidades e vontades, é como se os outros também não as enxergassem. Você passa pela vida sem realizações, sem entusiasmo e felicidade.

Olhe para você Mesmo.
Quando você passa a se enxergar, reconhece que tem necessidades específicas suas, qualidades e defeitos, é como se o mundo também passasse a enxergar isso em você. A famosa frase clichê "se você não se valorizar, ninguém vai fazê-lo" funciona muito bem e você vai começar a vivenciar isso.

Reconheça suas qualidades.
Quando eu digo reconhecer as qualidades, não precisa de grandes reflexões. É fazer isso no dia-a-dia, enquanto estuda, prepara um alimento, cuida do filho ou passeia com os amigos. Você saber preparar uma macarronada como ninguém?  Aconselha bem os amigos ou é um bom pai/mãe? Esteja atento se você tem elevado senso crítico consigo mesmo. Talvez você não esteja conseguindo reconhecer suas qualidades. Pense sobre elas, desde as mais simples. E valorize isso.

Não se deixe levar pelas frustrações.
O caminho para auto-conhecer-se é como eu já disse um processo longo. Mas acredite, os benefícios são para a vida toda. Há momentos de puro orgulho, em que você olha para trás e vê o quanto evoluiu como ser humano, e agora esta mais forte, mais seguro. Mas ás vezes parece que você está estagnado, não evolui nada, não cresce, não anda. Porém, mesmo nestes momentos, você esta se conhecendo. É preciso ter paciência e coragem, e se preparar para essa viagem gostosa e ao mesmo tempo dolorida, do auto-conhecimento.

Para não ficar cansativo, em um próximo post, voltarei a falar sobre isso.

Até mais,
Damaris Almeida
Related Posts with Thumbnails